A Verdadeira Felicidade Mais Perto do Que Podemos Imaginar

Deus é Amor. Ele te Ama e Quer Que o Receba de Todo o Coração

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco.

A Verdadeira Felicidade. Você Sabe o Que é Isso?

Você já parou para pensar, ou já conversou com alguém, e descobriu que apesar de toda a aparência de poder não havia felicidade aparente.

Verdadeira Felicidade_Correndo Atrás Dinheirio

A Bíblia, em Eclesiastes 2.1 traz um desabafo de Salomão, um dos homens mais ricos e inteligentes de toda a bíblia que fiz o seguinte:

“Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.”

O que ele disse exatamente foi que aproveitar a vida em tudo o que ela tem de bom não é o que nos traz a felicidade plena.

Querer aproveitar todo o tipo de prazer sem medida NUNCA SERÁ, o que lhe trará a verdadeira felicidade.

Não é acumulando coisas que seremos felizes. Não podemos comprar a felicidade.

Veja os textos a seguir:

Eclesiastes 2.3: “Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.”

Eclesiastes 2.17: “Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.”

O Que Deus nos Ensina Sobre Felicidade?

Verdadeira Felicidade_Olhando horizonte palavra de Deus

De acordo com os ensinamentos do nosso Deus Verdadeiro, não é acumulando coisas que seremos felizes.

Para Deus, alcançaremos a verdadeira felicidade através das nossas atitudes.

A lição que Jesus Cristo nos deixou no Sermão da Montanha também conhecido como Sermão do Monte é reveladora.

Naquele sermão, Jesus nos apresentou as bem-aventuranças que podem nos aproximar de Deus se aplicarmos com coração brando.

Uma dessas bem-aventuranças trata-se de encontrar a verdade felicidade.

Cristo nos ensina que a verdadeira felicidade não depende das circunstâncias ideais, mas sim, daquilo que acontece dentro de nós.

Ou seja, qualquer um que queira pode encontrar motivos suficientes na vida para ser feliz.

Nós escolhemos ser felizes ou não.

O Que Fazer Para Encontrar a Verdadeira Felicidade

Verdadeira Felicidade_Reflexão Buscando Orientação de Deus

Como já foi dito, é através de atitudes que encontramos os caminhos da felicidade.

E pasmem, um dos caminhos indicados nas bem-aventuranças é simplesmente o caminho da Humildade.

Em Mateus 5.3, vemos: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus

Ou seja, Cristo, sem nenhum pecado e sem titubear deus sua vida para nós.

Não há demonstração maior do significado de humildade do que esse.

Ele nos deu valor, mesmo com todas as nossas limitações.

O que fazer para encontrar a verdadeira felicidade? Depender apenas de Deus.

Ele nos enviou Seu filho, Jesus Cristo, para pagar os nossos pecados, Jesus veio e assim o fez.

Nós não conhecemos todos os caminhos e, portanto, devemos confiar em Deus, e só n’Ele.

Mas para isso, devemos nos livrar da arrogância, petulância, avareza, incredulidade, etc.

Ajudar ao Próximo Nos Faz Felizes e Humildes

Verdadeira Felicidade_Rapaz Ajudando Crianças Carentes

A plenitude da felicidade de Deus não está livre da humildade. A mesma humildade praticada por Jesus.

Um exemplo de humildade que podemos ver na bíblia está na passagem de João 13.4-5.

“Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”

Nessa passagem vemos a atitude de Jesus Cristo quando se inclinou para lavar os pés dos seus discípulos.

Na cultura daquele povo o ato de lavar os pés antes das refeições era sinal de higiene.

Por entenderem que os pés sujos eram sinal de imundície, somente os escravos deveriam fazer isso para os seus senhores.

Mas Jesus, que era e é, muito maior que todos eles e todos nós, não se esquivou de dar o exemplo e lavou os pés dos seus discípulos.

Essa mensagem, em outras palavras, significa que devemos servir ao próximo com HUMILDADE.

Vemos as palavras de Cristo: João 13.14-15 “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” e João 13.17 “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Se agirmos assim seremos felizes.

Efeitos da Felicidade Praticando a Humildade

Verdadeira Felicidade_Mulher Ajudando Idoso Cadeira de Rodas

Quando somos humildes de coração evitamos os efeitos do estresse em nossa vida. Salmos 37.5 “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.”;

Quando o foco não está em nós mesmos não precisamos provar que somos melhores que ninguém;

Quando somos humildes não tentamos ser Deus. Mateus 11.29 “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”;

Lembramos que Jesus Cristo é o portador do descanso para nossa vida e passamos a confiar em Deus. Ele agirá;

Mantemos os pés no chão em relação aos nossos sonhos, e com isso, recebemos a calma necessária até conquistá-los;

Nosso relacionamento com o próximo melhora, pois, estamos nos relacionando primeiramente com Deus;

Sentimos vontade de sorrir e consequentemente atraímos pessoas nessa mesma sintonia;

Aprendemos a ver as qualidades do nosso próximo, em detrimento dos seus defeitos e sem nos diminuirmos. Filipenses 2.3-4 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”;

Não sentiremos vontade de sermos os donos da razão sempre, em alguns momentos, podemos dar a vez para o outro;

Aprendemos a pedir perdão e perdoar com humildade e não por obrigação. Lucas 23.34 “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.”;

Aprendemos a amar as pessoas, e deixar que Deus coloque em seus corações o espirito de humildade também;

Nos tornamos totalmente dependentes de Deus. Ele dá força aos humildes mas condena o arrogante. Tiago 4.6 “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”;

Reflexão

Verdadeira Felicidade_Mãos aos Céus Buscando Orientações de Deus

Se andarmos em humildade com Deus, Ele nos mostrará o caminho que devemos seguir.

O poder de Deus agirá em nós, por causa de quem Ele é.

O segredo da nossa força está em admitir a nossa fraqueza.

O segredo da verdadeira felicidade é a humildade.

O segredo para sermos felizes é andarmos em humildade diante de Deus. João 15.5. “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Devemos ter em mente que precisamos de Deus todo o tempo. E pedir que nos dê um coração humilde.

Assim poderemos ser muito mais do que nossa imaginação nos almejar. Filipenses 4.13 “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.

Devemos ousar em querer nos aproximar de Deus, sem Ele nada somos.

E isso é o verdadeiro sentido bíblico da expressão “pobres de espírito”.

Significa que somos dependentes de Deus. Porque deles é o reino dos céus, ou seja, dos humildes. Mateus 19.14 “Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus”.

Devemos servir as pessoas, com amor, com intenção de levar a elas a dignidade perdida e assim, e somente assim, sentirmos a humildade divina em nosso coração, para que possamos viver aquilo que Deus sonha em nós.

Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga Jesus. Salve a sua vida e a do seu próximo. Marcos 8.34-35 “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.”

Para sabermos ganhar, devemos aprender a perder.

Devemos servir.

Que Deus abençõe a sua e a minha vida!

Receba mensagens de esperança. (É GRÁTIS)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *