Ore antes de agir

Deus nos diz em diversas passagens da Sua Palavra, ore antes de agir.

Isso significa que, se aplicarmos essa ordenança podemos seguir e enfrentar os obstáculos com paz no coração.

Vejamos o porque dessa ordem de amor:

Uma reflexão sobre a oração

“Tendo os filisteus invadido o vale de Refaim, Davi perguntou a Deus: ‘Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?’ O Senhor lhe respondeu: ‘Vá, eu os entregarei nas suas mãos’” (1Crônicas 14.9-10)

Ore antes de agir1_FacilViver

Ore antes de agir e tenha calma. Deus falará com você

Esta passagem revela que quando Deus diz ore antes de agir, o que Ele quer com isso é que coloquemos n’Ele toda nossa esperança.

Isso porque, quando obedecemos e confiamos tudo a Deus em oração, podemos ter a certeza de que nossas ações serão bem encaminhadas.

A autora, Stormie Omartian, contextualizou a passagem bíblica de 1Crônicas 14.9-10, começando assim:

“Finalmente, Davi foi feito rei de todo Israel e teve de enfrentar, inesperadamente, seu primeiro desafio como governante da terra.

Os filisteus decidiram testar sua força, invadindo o território sob seu controle.

O novo rei poderia ter aceitado essa ameaça como um desafio pessoal para provar sua capacidade como governante”, e ela continua…

“Nesse momento aquela instrução de Deus, ore antes de agir, imediatamente lhe veio à mente.

Em vez disso, voltou-se para Deus pedindo sabedoria para responder ao ataque.

Ele não tomou nenhuma atitude antes de pedir direção a Deus. Orou antes de agir”.

A autora faz um breve relato de uma passagem bíblica que nos ensina muito sobre a oração, vejamos o porque:

Deus sabe o quer de cada um de nós

Ore antes de agir2_FacilViver

Ore antes de agir e Deus tirará as dúvidas do seu coração

O que vemos nessa história bíblica é que Deus não se cansa de tentar nos apoiar em nossas decisões, veja o texto:

“Duas vezes Deus instruiu a Davi a atacar. Sua permissão foi específica, assim como sua promessa de vitória.

Israel derrotaria os filisteus porque Deus os entregaria nas mãos de Davi.

Curiosamente, os dois exércitos levaram seus “deuses” ao controle.

O Deus verdadeiro de Israel venceu; os deuses dos filisteus foram deixados caídos no campo de batalha como madeira seca para ser queimada”.

“Como os filisteus haviam abandonado os seus ídolos ali, Davi ordenou que fossem queimados” (1Crônicas 14.12).

“E deixaram ali seus deuses; e ordenou Davi que se queimassem a fogo;

Desse forma, Davi seguiu a ordem de Deus ao queimar as imagens idólatras, assim, pode seguir sua caminhada vitoriosa.

A mensagem é Ore antes de agir

A autora Sortmie Omartian, continua: “Os filisteus voltaram para o segundo ataque. Não fica expressamente clara a razão.

Eles talvez tivessem de resgatar seus ídolos ou testar outros, ou quem sabe pensassem que a primeira vitória de Davi fosse apenas sorte de principiante.

Davi orou novamente e recebeu novas ordens para marchar. Os filisteus foram derrotados outra vez.

O que aprendemos sobre a ordem: Ore antes de agir

Ore antes de agir3_FacilViver

Ore antes de agir e Deus soltará as suas amarras

Com isso, podemos ver os resultados da obediência às instruções de Deus através dos quatro pontos indicados a seguir:

“Os atos de Davi nessa passagem revelam várias lições importantes sobre a oração.

Primeira: Não importa quão súbita ou grande seja uma ameaça, devemos orar antes de reagir;

Segunda: Deus traz vitória;

Terceira: Só o fato de termos orado e visto um “inimigo” vencido não significa que não enfrentaremos a mesma ameaça outra vez;

Quarta: A oração nos permite receber orientação de Deus, a qual pode incluir um tipo de ação diferente daquela que empregamos antes.

Conclusão

Com isso, podemos concluir que “embora nem sempre vejamos os problemas que evitamos pela oração, quase sempre vemos as coisas negativas que acontecem quando agimos antes de orar.

Peça a Deus que a ajude a sempre orar antes de tomar qualquer atitude ou decisão”.

Veja como essa pequena frase “ore antes de agir” pode fazer uma grande diferença em nossas vidas.

Que Deus abençoe a sua e a minha vida!

(*) Título e texto em aspas, retirado da obra Omartian, Stormie: A Bíblia da Mulher que Ora NVI / Stormie Omartian: tradução dos artigos e das meditações por Neyd Siqueira – São Paulo: Mundo Cristão, 2009, pg 430. (**) Demais subtítulos e imagens, grifos nossos (Blog Fácil Viver).

Gostou do artigo? Comente aqui.

Receba mensagens de esperança. (É GRÁTIS)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *